2ª Edição: D ’olhar Festival Itinerante de Dança e Vídeo
D’Olhar – Festival Itinerante de Dança e Vídeo um festival pioneiro no Estado de Goiás, festival dedicado exclusivamente ao desenvolvimento de interface de dança olhado através do vídeo. Nesta segunda edição, a programação contemplará masterclasses, mesas de bate papo, mostras especiais, instalação interativa inédita, mostra competitiva, mostra itinerante pelos parques da cidade e pelos municípios Pirenópolis e Alto Paraíso de Goiás.
As atividades do projeto tiveram início com a divulgação da Convocatória de abertura para recebimento dos vídeos. O primeiro passo foi à restruturação, do site: www.dolhar.com.br. A restruturação do site foi de extrema importância para a organização deste Festival, a plataforma foi adaptada com instrumentos de acessibilidade para todas pessoas, através dele iniciamos a divulgação da Mostra junto ao público em geral, e principalmente junto a outros grandes festivais nacionais e internacionais. Através dele também foram realizadas as inscrições e toda a comunicação do evento. Com o site pronto, iniciamos a divulgação da vinheta convocatória para que os realizadores de todo mundo pudessem inscrever seus vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=jmnj1RB1_zc . Além do site, atualizamos também o perfil no Facebook: www.facebook.com/Dolharfestival/ e Instagram https://www.instagram.com/dolharfestival/ com o intuito de ampliar a divulgação.
O período de inscrições para a convocatória foi de 29 de janeiro de 2022 a 02 de abril de 2022. Ao todo foram inscritas 222 obras de diversos países, das quais foram selecionadas 62 obras que exteriorizam a dança em diversos contextos e diversas realidades sociais para exibição nas categorias de VIDEODANÇA e DOCUMENTÁRIO. Neste conjunto de obras inscritas, 9,5% são da categoria documentário de dança e 90,5% da categoria de videodança.
A curadoria dos vídeos foi realizada pelos profissionais já propostos no projeto. A divulgação dos selecionados aconteceu no dia 09 de maio de 2022 e amplamente divulgada nos meios de comunicação do projeto.